Consumidor- Público alvo – Persona – Entenda a diferença

Definir o consumidor, o público alvo e a persona pode até parecer fácil e exemplos de cada uma delas existem aos montes por aí, mas você sabe o que cada uma significa? Acompanhe esse artigo que eu te explico…

Consumidor

O consumidor é quem definimos como “quem usa”, é aele que ações de marketing têm que atingir, sabemos que um cachorro não compra ração, mas o dono dele sim, e compra de acordo com o que a ação mostra.

O cachorro alegre e contente em uma campanha de marketing reflete em uma compra motivada pela sensação que o produto provoca no consumidor, independente de quem ele seja. Afinal, todos querem ver seus seus dogs tão felizes como os da foto.

Público Alvo

O público alvo de uma empresa pode ser grande e possuir algumas características em comum, abrange várias variáveis e é muito utilizado em ações de reconhecimento de marca por exemplo: Um supermercado novo em uma cidade precisa ser conhecido por pessoas que moram no seus arredores e que consumam o tipo de produto que ele vende. Ou seja, a maioria delas.

Por conta de tanta abrangência o público alvo não deve ser usado por quem busca conversões, quanto maior o público, menos chances de conhecer realmente as características dele, e menos assertividade nesse quesito.

A marca ou produto deve ser criada se baseando no público alvo, tornando a marca/produto abrangente e flexível o suficiente para que possa atingi-lo e ter um retorno satisfatório das estratégias de marketing sejam ela ON ou OFFLINE.

Persona

A Persona já é famosa e bem sucedida atualmente, focada na personalização a assertividade da persona é inegável. A criação de uma persona demanda muita pesquisa e conhecimento do público alvo de forma que se consiga expor uma a uma das suas caraterísticas e torná la o “cliente ideal”.

O cliente ideal de uma loja de camisas masculinas por exemplo, pode ser descrito como:

Homem, entre 26 e 55 anos, formado, e trabalha em um escritório no centro da cidade. Com uma persona formada, qualquer ação destinada a essa persona tem grandes chances de dar muito certo.

Eu espero que tenha ficado tudo um pouco mais claro, pra você e pros seus clientes, não adianta muito nós sabermos fazer, mas não conseguirmos explicar tudo isso na hora H, não?

Não esqueçam de compartilhar esse artigo pra qualquer um que possa querer entender um pouquinho mais, informação nunca é de mais.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu