Bant é uma estratégia de marketing implementada mundialmente há anos para fechamento de contratos e negócios. Como? Acompanhe que vou explicar.

Fechar vendas e contratos pode ser maçante para algumas empresas. Muitas vezes perdemos tempo com negociações que não são concluídas, ou com desistências pelos mais diversos motivos.

o-que-e-bant

O BANT é resumidamente a avaliação do seu potencial cliente em 4 quesitos.

Orçamento: O cliente pode pagar ? Seu potencial cliente precisa ter orçamento ( leia se dinheiro para investir ou contratar alguém), do contrário não vale a pena gastar tempo, e dinheiro em negociações que não vão acabar em lugar algum.

Autoridade: A pessoa com quem você está negociando tem o poder de definir e fechar um contrato? Se não, os esforços serão dobrados, já que para fechar a negociação será necessário fazer o trabalho em dobro já que a pessoa que vai decidir também precisará passar pelo mesmo processo de venda. Portanto, foco na pessoa que realmente interessa.

Necessidade: A empresa precisa do que você tem a oferecer? O fator necessidade é crucial no processo de vendas seguindo o BANT, se seu cliente precisa do seu produto e seu produto pode trazer benefícios para a empresa o processo de vendas é muito mais direto, e a negociação facilitada, já que ele vê o mesma vantagem e potencial que você nessa negociação.

Tempo: O cliente pode contratar você, seu serviço ou seu produto nesse momento, e quanto tempo de negociação irá demorar? De nada adianta um cliente ter todos os pré requisitos do BANT se a implementação e o fechamento do contrato levarem meses. O cliente ideal tem tempo, interesse e precisa do produto ou do serviço, assim como você precisa fechar a venda.

Um cliente qualificado tem uma avaliação positiva em cada quesito acima citado, pode até parecer difícil a princípio, mas as qualificações se destacam rapidamente, e uma pesquisa de avaliação antes de iniciar o contato pode fazer a empresa poupar muito tempo, tempo que será gasto negociando e tratando um cliente que pode e quer o que você tem a oferecer.

O BANT, apesar de um pouco inflexível é usado com sucesso a anos, e não custa nada estudar e tentar, ao menos as avaliações, vai que funciona para você?

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu