Profissão Social Media – Análises e Estratégias

Se você fez uma carinha de ponto de interrogação ao ler o título, fique por aqui que tenho uma coisinha pra te dizer.

A maioria dos clientes de empresas de pequeno e médio porte hoje já sabem bem o que querem e isso normalmente é “vender mais”, ou “ter mais procura” o que é quase a mesma coisa na cabeça deles, mas uma coisa que é importante e podemos dizer até imprescindível é que eles não entendem nada de estratégia. E sabe porque? Porque é seu trabalho.

Se você caiu de cabeça na profissão pronto pra criar posts com imagens fofas e é fera em adaptação de memes, caro amigo, você já deve estar vendo que a realidade é bem diferente. Mas, vamos ao porque disso tudo?

O que é uma estratégia?

Segundo o Wikipedia:

Atualmente o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.

A definição rigorosa do conceito que têm de levar a cabo é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços.

Ou seja, é o que você vai precisar ter e fazer para atingir o objetivo. E como eu mesma sempre digo é tudo um meio para um fim.

 

A ESTRATÉGIA É O PRIMEIRO PASSO?

Não… O primeiro passo é a análise!

Se o objetivo do seu cliente é vender mais qual é o seu plano pra ele conseguir o que quer? o que você vai fazer? quais ferramentas você vai usar?

  1.RESOLVA OS PROBLEMAS, OU NO MÍNIMO INFORME OS RESPONSÁVEIS DA EXISTÊNCIA DELES.

E é aqui que o bicho pega, nem sempre as redes sociais resolvem o problema por si só então aqui vai um conselho, verifique tudo, se a empresa tiver problemas com o atendimento ao cliente, se o produto não for bom, se o site for antigo e não estiver funcionando e se o valor do produto não condiz com a realidade, encontrar os problemas é diminuir a chance de que eles recaiam diretamente a você, e você como profissional, tem uma visão diferente de mercado, do público e da própria empresa e isso impacta diretamente o seu trabalho, e principalmente na resposta do público ao que você está fazendo.

   2. ESTUDE O MERCADO, A CONCORRÊNCIA E O PÚBLICO ALVO.

Não adianta querer criar uma persona, trabalhar o design, gravar vídeos e sair editando fotos se: O concorrente direto da empresa faz a mesma coisa, se você não sabe e não entende o público alvo e se você não tem a mínima noção de onde e como produtos e serviços como os seus são vendidos.

Saia do Facebook, apesar de ser social media o mundo é maior que Tio Mark e a internet é um lugar a ser explorado e o Google está ai pra ajudar.

Pesquise muito e encontre a diferenciação para fazer com que a empresa saia do ” mais do mesmo” e conseguir que ela chame atenção do público para que logo depois você tenha a oportunidade de mostrar o valor do que vocês fazem.

Tem dúvidas sobre o que é o que é só clicar aqui que explico.

  3. O QUE OS CONCORRENTES FAZEM?

Depois de descobrir isso você vai ter as referências necessárias para fazer melhor, saia do perfil analítico básico de ” nossa como isso é feio” e suba o nível pensando “o que eu faria de melhor”“o que eu faria de diferente?“.

 4. FERRAMENTAS

Você não precisa der pós graduado e ter um MBA pra analisar um site, aproveite a existência do Sem Rush para conferir onde a sua empresa está e assim saber o que precisa ser feito, de quebra você analisa a concorrência.

 5. ESTUDE (SIM DEVERIA TER SIDO O PRIMEIRO TAMBÉM)

Você só vai conseguir elaborar uma estratégia de forma eficiente se entender um pouco de tudo cerque-se de profissionais que sabem o que estão fazendo mas entenda o que eles fazem, SEO, Adwords, Rede Display, Adsense, Guestposts, Landing Pages podem e vão ajudar você a ajudar o negócio do seu cliente, mas pra isso você precisa entender pra que servem e como funcionam mesmo que você não vá fazer.

A vida de um Social Media não gira em torno de Stories, Facebook e criar e-books, e eu sei que você pode fazer bem melhor que isso.

FEITA A ANÁLISE, COMO ELABORAR UMA ESTRATÉGIA?

Aposto que se você já fez tudo isso que citei acima vai estar cheio de idéias do que fazer e de referências de como fazer, corra para o Trello, Word ou o que for e tire isso tudo do papel, faça uma lista:

1. Site: O que pode ser melhorado, o que pode ser modificado.

2. Mídias: O que você vai usar? Facebook? Instagram? Adwords? Defina quais, e depois como.

3. Conteúdo: O que os clientes vêem, como eles gostam, o que mais acessam? Com essas informações você vai conseguir qual o tipo de conteúdo que será entregue e como ( Feed do Facebook, Stories, publicação no Instagram, e-mail marketing, ou compartilhamento de links).

Mantenha se atualizado sobre o que está acontecendo para não ser prejudicado com atualizações, elas existem e você precisa entende-las, mas não é porque algo mudou que você necessariamente precisa usar ou só fazer aquilo.

   4. Periodicidade: Teste, cada público tem uma necessidade e um comportamento de consumo diferente, portais de notícias principalmente no Facebook costumam fazer muitas publicações diferentes, mas eles tem público pra isso, se o seu público acesso mais o Facebook a noite ou no horário de almoço é nesse horário que você deve fazer, não a cada uma hora, o maior prejudicado fazendo isso é você pois com o alcance baixo na maior parte das publicações a relevância da página cai, consequentemente ela é menos indicada e menos vista.

Bem como, não encha a caixa de e-mail dos leads com conteúdo sem valor e nem com uma quantidade exagerada, quantidade mínima e qualidade máxima, ao invés de três e-mail mais ou menos por semana envie um ótimo, leve o lead pro seu site e venda o seu produto.

Quando você menos perceber esse processo todo será natural, você vai conseguir analisar e apontar antes mesmo de cobrar, e vai poder cobrar melhor porque terá mais propriedade no que está dizendo, além de ter um fluxo de trabalho melhor, e isso tudo dá resultado.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu